Entendam

Deus não esta em templos, muros, placas, não! Ele esta dentro de você, NÃO somos pecadores desde que nascemos, isso é uma mentira, somos seres divinos e mágicos e temos essa essência masculina e feminina da fonte criadora dentro de cada um, não esta nas mãos de extraterrestres salvar o mundo, esta nas mãos dos seres que aqui habitam, o que eles podem fazer é auxiliar no processo, mas não virão aqui nos tomar pelas mãos como se fossemos bebês e nos DAR um planeta novinho em folha para destruirmos NOVAMENTE, ou aprendemos a tratar bem do nosso, ou seremos expulsos pela própria Terra.
Parem de buscar Deus em coisas materiais, se você não aprender a se respeitar, se amar, não vai encontrar Deus, vai se iludir, vai chorar, entrar em depressão e o pior não vai entender que a mudança começa de dentro para fora e que viver é um presente não um pecado ou castigo.
Como diria um anjo: "O amor é o sábio que nos guia" e como diria Gandhi " Não busque o caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho."

Grande abraço a todos e Bem Vindos ao Life's Changing
Welcome - Bienvenido
Pri

DICA: ACESSEM AS ABAS "ARQUIVOS DO BLOG", TAMBÉM OS "MARCADORES" QUE ESTÃO do DO LADO DIREITO DA SUA TELA, AO LADO DA POSTAGEM
CLIQUE TAMBÉM EM "POSTAGENS POPULARES". TEM MUITA COISA SENDO POSTADA E QUE FICA PARA TRÁS SE VOCÊ NÃO SOUBER ONDE PROCURAR, ESTAS SÃO AS DICAS.
Bons estudos
Pri

16 de junho de 2016

UM HOMEM DE CONHECIMENTO... DOM JUAN MATUS


Havia um motel defronte da oficina, mas os arredores de cidades sempre me deprimem, de modo que hospedei-me num hotel moderno, de oito andares, no centro da cidade.
Oficina de Consciência: O mensageiro me disse que o hotel tinha restaurante e, quando desci para comer, vi que havia mesinhas na calçada. Era uma arrumação bonita, numa esquina, debaixo de uma arcada baixa de tijolos, em linhas modernas.

Estava fresco lá fora e havia mesas vazias, e no entanto preferi ficar dentro do hotel, onde estava mais abafado. Tinha reparado, ao chegar, que havia um grupo de engraxates sentados no meio-fio diante do restaurante e estava certo de que me perseguiriam se fosse sentar-me numa mesinha lá fora.
De onde eu estava sentado, via o grupo de garotos pela vidraça. Dois rapazes sentaram-se a uma das mesas e os garotos os rodearam, pedindo para engraxar os sapatos deles. Os rapazes recusaram e fiquei abismado ao ver que os garotos não insistiram, voltando a sentar no meio-fio. Depois de certo tempo, três homens de terno levantaram-se e os garotos correram para a mesa deles e começaram a comer as sobras de comida; em alguns segundos, os pratos estavam raspados, O mesmo aconteceu com os restos em todas as outras mesas.
Reparei que os garotos eram bastante cuidadosos; se derramavam água, enxugavam-na com seus próprios panos de engraxar. Notei, também, como eram meticulosos em seus métodos de limpeza. Comiam até os cubinhos de gelo deixados nos copos d'água e as fatias de limão do chá, com casca e
tudo. Não desperdiçavam absolutamente nada.
Durante o tempo em que fiquei no hotel, descobri que havia um acordo entre os garotos e a gerência do restaurante: era permitido aos garotos ficarem no local para ganhar algum dinheiro dos hóspedes e também comer os restos, desde que não apoquentassem ninguém nem quebrassem nada.
Havia onze deles ao todo, de cinco a doze anos de idade; mas o mais velho era mantido a distância do resto do grupo. Os outros o ignoravam propositadamente, provocando-o com uma cantilena de que já tinha pelos púbicos e que era muito velho para estar entre eles.
Depois de passar três dias vendo-os procurarem como abutres os mais parcos restos, fiquei muito desanimado, e saí daquela cidade achando que não havia esperança para aquelas crianças, cujo mundo já era moldado por sua luta quotidiana por migalhas.
— Tem pena deles? — exclamou Dom Juan, em tom de pergunta.
— Por certo — disse eu.
— Por quê?
— Porque me preocupo com o bem-estar de meus semelhantes. São crianças e o mundo deles é feio e vulgar.
— Espere! Espere! Como pode dizer que o inundo deles é feio e vulgar?
— perguntou Dom Juan, fazendo pouco de minha declaração. — Você acha que sua. sorte é melhor, não é?
Respondi que sim; e ele me perguntou por quê; disse-lhe que, em
comparação com o mundo daquelas crianças, o meu era infinitamente mais variado e rico de experiências e oportunidades para a satisfação pessoal e o desenvolvimento. O riso de Dom Juan era simpático e sincero. Falou que eu não estava tendo cuidado com minhas palavras, que eu não podia saber da
riqueza e oportunidade do mundo daquelas crianças.
Achei que Dora Juan estava sendo teimoso. Pensei mesmo que ele estava adotando o ponto de vista oposto só para me aborrecer. Acreditava sinceramente que aquelas crianças não tinham a menor possibilidade de desenvolvimento intelectual.
Discuti meu ponto de vista mais um pouco e então Dom Juan me
perguntou, abruptamente;
— Você uma vez não me disse que, em sua opinião, a maior realização da pessoa era tornar-se um homem de conhecimento?
Eu tinha dito aquilo, e repeti que, em minha opinião, ser um homem de conhecimento era uma das maiores realizações intelectuais.
— Acha que o seu mundo muito rico algum dia o ajudaria a tornar-se um homem de conhecimento? — perguntou Dom Juan, Com um ligeiro sarcasmo.
Não respondi, e ele tornou a fazer a pergunta, de maneira diferente, coisa que sempre faço com ele quando acho que não está entendendo.
— Em outras palavras — disse ele, sorrindo abertamente, sabendo certamente que eu estava vendo seu artifício — a sua liberdade e oportunidades o ajudam a tomar-se um homem de conhecimento?
— Não! — respondi, enfaticamente.
— Então, como é que pôde ter pena daquelas crianças? — continuou ele, muito sério.
— Qualquer delas pode tornar-se um homem de conhecimento. Todos os homens de conhecimento que conheço foram
garotos como os que você viu comendo sobras e lambendo as mesas.
O argumento de Dom Juan deixou-me com uma sensação incômoda. Eu não tinha sentido pena daquelas crianças desprivilegiadas por não teremo que comer, mas sim porque, a meu ver, o mundo delas já as condenara a serem intelectualmente inadequadas. E no entanto, para Dom Juan
qualquer delas poderia conseguir o que eu acreditava ser a epítome da realização intelectual do homem, o objetivo de ser um homem de conhecimento. Meu motivo de compaixão por elas era incongruente. Dom Juan me pilhara direitinho.
— Talvez você tenha razão — disse eu. — Mas como é que se pode evitar o desejo, o desejo sincero, de ajudar a seu semelhante?
— De que modo você acha que se pode ajudá-los?
— Aliviando a carga deles. O mínimo que se pode fazer por seu
semelhante é procurar modificá-lo. Você mesmo está empenhado nisso. Não está?
— Não estou, não. Não sei o que modificar nem por que modificai nada em meus semelhantes.
— E eu, Dom Juan? Não me estava ensinando para eu poder modificar me?
— Não. Não estou tentando modificá-lo. Pode acontecer que um dia você se torne um homem de conhecimento, não há meio de se saber isso, mas tal fato não o modificará. Um dia talvez você consiga ver os homens de outro modo e então compreenderá que não há meto de modificar nada neles.
— Qual é esse outro modo de ver, Dom Juan?
— Os homens parecem diferentes quando você vê. O fuminho o ajudará a ver os homens como fibras de luz.
— Fibras de luz?
— Sim, Fibras, como teias de aranhas brancas. Fios muito finos que circulam da cabeça ao umbigo. Assim, o homem parece um ovo de fibras circundantes. E seus braços e pernas são como espinhos luminosos, espocando em todas as direções.
— É assim que todos aparecem?
— Todos. Além disso, todos os homens estão em contato com tudo o mais, não por suas mãos, mas por meio de um punhado de fibras compridas que saem do centro de seu abdômen. Essas fibras ligam o homem a seu ambiente; mantêm seu equilíbrio; dão-lhe estabilidade. Assim, como algum dia você poderá ver, o homem é um ovo luminoso, quer ele seja mendigo ou
rei, e não há jeito de modificar nada, ou melhor, o que poderia ser
modificado naquele ovo luminoso? O quê?

TRECHO DO LIVRO: UMA ESTRANHA REALIDADE- CARLOS CASTANEDA

3 comentários:

  1. Cara Pri, acredito que logo após esse debate, Don Juan comentou com Castañeda que os humanos são seres miseráveis, e essa é uma das frases que mais me motivam, só a busca da desmiserabilidade já vale uma vida!
    A arrogância do ser humano é tão estúpida que acaba que eles acreditam até nas imbecilóides e pusilânimes existências!
    Todos bebem para serem algo que não são, todos se vestem para serem o que não são, todos se perfumam para serem o que não são, todos se vitaminizam para ser fortes, o que não são.
    E pior, todos se levam a sério, sem perceberem que a unica coisa séria da existência humana é a estupidez, essa é sobremaneira séria e todos os que a levam a sério :-D são sobremaneira estúpidos!
    Se essa leitura fosse inteligível por pelo menos 50% dos seres humanos, o mundo se transformaria em um mundo de desafios e evoluções. Todos acabariam por aceitar suas responsabilidades por si mesmos e consequentemente todos os governos do mundo seriam DIZIMADOS!
    Todas as agendas estúpidas de repasse de responsabilidades (entregar a saúde a mérdicos, entregar a segurança a jagunços sicários estatizados, entregar a educação a instituições de catequese e imbecilização, entregar nosso fazeres a outros para que fiquemos sequestrados pelo capital) seriam só um pesadelo sem graça se os humanos lessem e entendessem um mínimo dessa obra máxima!
    Ainda bem que nós conseguimos perceber isso!!
    Só nos sobra o fortalecimento ad infinitun!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo mas sabe o que acontece Vapera?
      Por exemplo, os livros do Castaneda foram me apresentados anos atrás, eu comecei a ler, gostei é claro, mas eu não tinha a cabeça que tenho hj. Hoje por exemplo, eu estou relendo tudo de novo e aproveitando muito mais, estou encantada com Dom Juan e a perspicácia dele. Então pra ler esse tipo de livro, a pessoa precisa ter uma pré disposição a querer mudar e mais ainda, precisa estar consciente e admitir que se encontra em um estado zumbificado. E quantas pessoas se pré dispõe a isso? Poucas, mas tem. Poucas percebem o quanto precisam mudar, a maioria prefere ser o que não é, aparentemente, da menos trabalho. Mas as aparências enganam...

      Excluir
  2. Cara Pri, o problema é o que sempre digo, é fundamental potência PARA TUDO, não só para ler Castañeda, pois cada ato pode ser o último, entendido isso, fica claro que o máximo é o mínimo que podemos esperar de cada ato nosso.
    A leitura de Castañeda é uma leitura máigca, entendo que é a proposta mais pragmática possível.

    E pode ter certeza, a cada nova leitura, uma nova sacação acontece.
    Quando entender de forma mais objetiva o texto de Castañeda, vais entender o que sempre digo sobre o ponto de ruptura, o limiar onde mundos se "repelem" pela incompatibilidade total de suas propostas e incompatíveis trilham caminhos distintos seprando-se de forma definitiva.
    Entendo que é o único caminho para nós humanos escaparmos do jugo maldito que nos condena!

    ResponderExcluir